segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pronomes Demonstrativo

Os pronomes demonstrativos demonstram a posição de um elemento qualquer em relação às pessoas do discurso, situando-os no espaço, no tempo ou no próprio discurso. Eles se apresentam em formas variáveis (gênero e número) e não-variáveis.
Pronomes Demonstrativos
Primeira pessoa
Este, estes, esta, estas, isto
Segunda pessoa
Esse, esses, essa, essas, isso
Terceira pessoa
Aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo
- As formas de primeira pessoa indicam proximidade de quem fala ou escreve: Este senhor ao meu lado é o meu avô. Os demonstrativos de primeira pessoa podem indicar também o tempo presente em relação a quem fala ou escreve. Nestas últimas horas tenho me sentido mais cansado que nunca. - as formas de segunda pessoa indicam proximidade da pessoa a quem se fala ou escreve: Essa foto que tens na mão é antiga? - os pronomes de terceira pessoa marcam posição próxima da pessoa de quem se fala ou posição distante dos dois interlocutores. Aquela foto que ele tem na mão é antiga. Uso do pronome demonstrativo Os pronomes demonstrativos, além de marcar posição no espaço, marcam posição no tempo. - Este (e flexões) marca um tempo atual ao ato da fala.Neste instante minha irmã está trabalhando. - Esse (e flexões) marca um tempo anterior relativamente próximo ao ato da fala.No mês passado fui promovida no trabalho. Nesse mesmo mês comprei meu apartamento. - Aquele (e flexões) marca um tempo remotamente anterior ao ato da fala.Meu avô nasceu na década de 1930. Naquela época podia-se caminhar à noite em segurança. Os pronomes demonstrativos servem para fazer referência ao que já foi dito e ao que se vai dizer, no interior do discurso. - Este (e flexões) faz referência àquilo que vai ser dito posteriormente. Espero sinceramente isto: que seja muito feliz. - Esse (e flexões) faz referência àquilo que já fio dito no discurso. Que seja muito feliz: é isso que espero. - Este em oposição a aquele quando se quer fazer referência a elementos já mencionados, este se refere ao mais próximo, aquele, ao mais distante. Romance e Suspense são gêneros que me agradam, este me deixa ansioso, aquele, sensível. - O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem a aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. Recuso o que eles falam. (aquilo) - Mesmo e próprio, pronomes demonstrativos, designam um termo igual a outro que já ocorreu no discurso. As reclamações ao síndico não se alteram: são sempre as mesmas. *são usados como reforço dos pronomes pessoais. Ele mesmo passou a roupa. *como pronomes, concordam com o nome a que se referem. Ela própria veio à reunião. Eles próprios vieram à reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário